quarta-feira, 12 de maio de 2010

ENEAGRAMA


"Um ensinamento que pode mudar a sua vida!"



O Eneagrama é um caminho para o auto-conhecimento e crescimento interior

Quem sou? Que faço aqui? De onde venho? Para onde vou?


O que é?

É um método de conhecimento e crescimento pessoal baseado nos tipos de personalidade.

É um sistema que permite mapear com segurança os tipos psicológicos básicos do ser humano e aprender a trabalhar com as nossas debilidades e limitações e assim obter uma superação pessoal real em todos os campos da nossa vida.

A eficácia do Eneagrama e o seu valor prático na psicoterapia, psicologia e terapias alternativas, já foram devidamente comprovados.

Através deste método, aquele que procura costuma surpreender-se ao descobrir como os diferentes aspectos da sua personalidade, do seu passado, do relacionamento com os seus pais, dos seus relacionamentos actuais, etc... ficam retratados quase ao milímetro na descrição do seu tipo básico.

A partir deste auto-conhecimento, é possível encarar o processo de crescimento, compreendendo os aspectos pessoais a potenciar, e sabendo evitar os perigos de deixar-se influenciar pelos factores negativos que caracterizam cada tipo.

Basicamente o eneagrama divide as personalidades humanas em 9 tipos fundamentais e sugere uma série de interconexões entre elas. Ao tomar consciência dos seus padrões de comportamento inconsciente, o sujeito pode evoluir para um equilíbrio da sua vida e dos seus relacionamentos.

Ajuda-nos a :

- Conhecermo-nos e conhecer melhor os outros
- Fazer diagnósticos precisos para proporcionar mudanças efectivas
- Compreender que somos seres em evolução “somos um chegar a ser”. Que a personalidade não é estática, mas que evolui no tempo e oscila constantemente dependendo do ritmo, o desejo e a consciência individual do momento.
- Aprender a discernir entre o que as aparências nos dizem que somos, e o que realmente somos. - Compreender que a espiritualidade se baseia numa personalidade integrada em equilíbrio e não duma forma desintegrada.
- Reconhecer que podemos chegar a ser “livres” de fixações mentais
- Adquirir mais confiança e segurança pessoal

Quem se conhece a si mesmo, tem mais possibilidades de ampliar os seus "horizontes", as suas próprias “fronteiras” e “triunfar” na sua vida.

Para que serve o Eneagrama e qual a aplicação prática na vida das pessoas?

O processo implica em primeiro lugar descobrir qual o seu tipo de personalidade através de um teste, motivando-o para a procura ilimitada do auto conhecimento.

A segunda parte consiste em tomar consciência de si mesmo , porque é que age e pensa de determinada maneira, reage desta ou daquela forma a vida inteira.

Porque é que algumas pessoas são mais seguras de si e outras parecem estar completamente perdidas?

A resposta é simples: a diferença entre elas é o poder de controle das emoções através do auto-conhecimento, ferramenta utilizada para desenvolver o amor por si mesmo e abastecer a auto estima.

Para encontrar a sua essência é importante saber o que é necessário mudar na sua personalidade.

Este é o caminho e o fim do Eneagrama:
"conhecermo-nos para nos transformarmos, conhecermo-nos para nos superarmos."