quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A DIFERENÇA ENTRE ACEITAÇÃO E CONFORMISMO



Estes dois sentimentos parecem semelhantes, mas não são.


A diferença é total. Um traz paz interior e proporciona a mudança, o outro traz uma insatisfação mascarada e estagnação.

Existe uma grande diferença entre ter um sentimento de aceitação e ser uma pessoa conformada que não faz nada para mudar.

A aceitação traz paz interior e ao mesmo tempo permite que você faça tudo o que está ao seu alcance para mudar a situação. Já o conformismo mantém as pessoas em situações que poderiam ser modificadas para melhor.

A aceitação é baseada numa sabedoria interior, já o conformismo é baseado em sentimentos ligados a baixa auto-estima, sentimentos de não ser capaz, de não merecer algo melhor.

Normalmente as pessoas confundem o sentido de uma coisa com a outra. “Eu não posso aceitar essa situação porque senão, não farei nada para mudar.”

Quando não aceitamos as coisas como elas são na realidade, criamos um conflito interior que gera tensão e sofrimento. Todos sabemos que lutar com a realidade é inútil. Normalmente as pessoas acham que só podem ser impulsionadas a fazer algo baseadas em sentimentos de raiva e indignação. Certamente esses sentimentos podem levá-lo a agir e mudar a sua vida.

No entanto, é possível agir e fazer tudo o que tem que fazer para mudar para melhor, ao mesmo tempo que aceita o momento presente que ainda é diferente do que você deseja.

Assim você consegue dar todos os passos para a mudança sentindo-se em paz. Quando você não aceita a mudança a sua vida torna-se dolorosa e provoca-lhe sofrimento.

O que é sentir raiva de alguém? É a não-aceitação da pessoa como ela é ou do que ela fez contra si.
A raiva muda o que passou? Não.
A raiva que você sente muda a outra pessoa? Não.
Mas talvez você consiga, impulsionado pela raiva, terminar tudo com essa pessoa. Isso é verdade.

Mas que tal você fortalecer a sua auto-estima e aprender a dizer não e impor os seus limites na altura certa?

Nesse caso, mesmo que alguém seja desagradável consigo, você não precisará sentir raiva para tomas atitudes. Você irá agir com tranquilidade, quer seja afastando-se da pessoa, ou dizendo um não.

Ao mesmo tempo que você “aceita” o que ela fez e o que ela é (porque você não pode alterar a realidade), você toma as atitudes que tem que tomar.

A não-aceitação é a luta com a realidade, é baseada na imaturidade emocional, na falta de consciência.

O conformismo pode disfarçar se de aceitação, mas é algo bem diferente, pois é baseado também em sentimentos negativos.

A aceitação permite-nos viver em paz e mudar o que pode ser mudado.
Aceitar é sinónimo de soltar a carga, liberta-nos.

Pense numa situação que gostasse de mudar na sua vida e pergunte-se o que existe nela que você não aceita e que o mantém atado a ela.

Só através da aceitação podemos iniciar o “caminho de mudança”.

Você tem recursos interiores que nem imagina, tire do seu interior o seu “ser” autêntico, você não precisa de nada extra para triunfar neste mundo, porque você já tem tudo dentro de si.

Aceite-se e ame-se!

.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

ENERGIA E MUDANÇAS

.



Setembro é um mês excelente para fazer mudanças.

É tempo de reflectirmos sobre a nossa vida, reavaliar as nossas preocupações, reorganizar e reestruturar o que se passa à nossa volta e as nossas rotinas, melhorar a maneira como realizamos determinadas tarefas, ou seja reinventarmos e recuperar o controle sobre os nossos objectivos e metas a atingir.

E qual será o elemento imprescindível para conseguirmos todas estas mudanças?

É sem dúvida a ENERGIA. É muito difícil avançarmos e melhorarmos a nossa vida se nos falta energia mental, emocional e física.

Você sente-se com energia suficiente? Os seus depósitos de energia estão cheios ou está na reserva?

Sugiro-lhe que antes de começar a acrescentar “coisas novas na sua vida”, deve eliminar tudo aquilo que lhe tira a energia e substituir por energia positiva e motivadora.

A sua energia pode estar a ser consumida por pessoas, assuntos ou situações pendentes, que não estão alinhadas com o seu plano de vida actual.

Essas situações que ainda o atormentam, que não são como deseja, mas que continua a tolerar inclusive afectando o seu bem-estar, vão-lhe consumindo a sua energia sem que se dê conta.


Identifique todas as situações que estão na origem da sua falta de energia .Essas situações que não estão em harmonia consigo e que mesmo assim aguenta, constituem um obstáculo para desfrutar plenamente da vida , uma vez que o desgastam criando um sentimento de mal estar.


Libertarmo-nos daquilo que suportamos inutilmente abre-nos caminho a uma grande quantidade de vitalidade tanto física como mental. É como um renascer, uma libertação.

Quando nos sentimos cheios de energia, começamos a atrair para a nossa vida uma série de coisas boas.

Como seria a sua vida se não existissem essas situações que consomem a sua energia?

Como é que seria o seu dia-a-dia? E na sua relação com os outros? Que faria com essa energia disponível?


Visualize por um momento essa realidade. De certeza que já se sente melhor, só de pensar em tudo o que pode eliminar e ao mesmo tempo acrescentar á sua vida.


Comece hoje mesmo, a vida está à sua espera!
.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A BEAUTIFUL MESSAGE:

.


DON'T WAIT FOR THE PERFECT MOMENT... TAKE THE MOMENT AND MAKE IT PERFECT.
.

domingo, 19 de setembro de 2010

VIVER NO PRESENTE

.



O ontem já passou, o amanhã é um mistério. E hoje? É uma" prenda", por isso é que dizemos presente.

Agarramo-nos ao passado e esperamos que chegue o amanhã, mas esquecemo-nos frequentemente do presente, que é o que estamos a viver.

Por muito que gostássemos, não podemos alterar o tempo, nem parar o relógio. Vivemos no presente, nem um momento mais, nem menos. O futuro vai-se aproximando e assim como tão depressa chega, também depressa desaparece, convertendo-se em passado muito rapidamente.

Um milésimo de segundo antes era “futuro”, um milésimo de segundo depois e já faz parte do “passado”. E nada daquilo que fazemos, pensamos ou sentimos poderá mudar esta realidade, nem o que está para acontecer ou que já aconteceu. NADA.


Acerca do passado só podemos recordá-lo e aprender, e do futuro só podemos fazer planos e prevenir para que seja o que queremos que seja, embora não exista nenhuma garantia .

É muito importante termos esta consciência para que nos possamos libertar de tanta carga emocional negativa que nos mantém presos em qualquer outro momento, menos aquele que estamos agora a viver.

O passado serve-nos para recordar sucessos e derrotas e usar estas lembranças como fonte de inspiração, como lições de vida, ou como advertências futuras.

O passado já passou e quer queiramos quer não, já não podemos regressar no tempo para desfazer o que está feito ou dito, e temos que viver as consequências que as nossas acções geraram (boas ou más). Podemos ter ficado com cicatrizes físicas e emocionais ou podemos ter aprendido grandes lições. O que passou, passou e nada podemos mudar.

O presente serve-nos para tomar decisões que afectarão o nosso futuro imediato ou a longo prazo. E como tomamos essas decisões?

Para tomarmos decisões de maneira consciente ou inconsciente a nossa mente procura nos nossos arquivos mentais de conhecimentos, experiencias, emoções, histórias, êxitos, fracassos, opiniões, etc, relacionados com a situação e automaticamente escolhe a melhor para esse momento.

A partir do momento em que tomamos uma decisão, já estamos a gerar influência sobre o nosso futuro.

O presente só dura um instante, o único instante em que estamos conectados com a energia da vida.

O futuro serve-nos como uma referência, daquilo que queremos e podemos chegar a ser.

Como ainda não existe, muitas coisas podem acontecer para que as coisas não resultem como queremos e nesse momento teremos que adaptar-nos e voltar a tomar decisões no nosso “novo” presente, para o “novo” futuro.

No futuro estão os nossos sonhos, ilusões e esperanças e também os nossos medos e preocupações. Todos procuramos algo melhor para a nossa vida, no entanto a maior parte das vezes não temos a clareza e a capacidade para vencer os nossos medos e decidir acertadamente e actuar com propósito para tomar o maior controle do futuro.

Muito se fala de “viver no presente”. Isso significa aceitar o passado e não ficar agarrado a ele.


Viver no presente significa estar “aqui e agora”.

Viver no presente é manter uma conexão com a energia universal.

Como é que nos podemos conectar com algo que já passou ou ainda não aconteceu? Impossível.

Só podemos sentir essa conexão com a vida neste momento.

Não podemos sentir-nos conectados com a vida se os nossos pensamentos e emoções ficaram estancados no que já passou. Também não poderemos sentir conexão com o que provavelmente acontecerá amanhã, na próxima semana, no próximo ano..

Desfrute o momento, viva intensamente e aceite cada momento.

Hoje e agora é o único tangível que temos, viva-o e desfrute-o pois não dura muto.

Não desperdice ESTE momento, pois não haverá outro igual e comece a fazer algo grandioso na sua vida.

A maior parte das pessoas têm tanta pressa de chegar a algum lado e nem se dão conta do momento presente que estão a viver.

Pensam que poderiam estar melhor, ou mais felizes noutro sitio, ou em circunstâncias diferentes e acabam por dizer coisas como, “tenho tanto que fazer e em que pensar que não tenho tempo de pensar no presente”


Viver no presente fará de si uma pessoa mais feliz, mais produtiva e em paz consigo mesma, com o seu passado e com o universo.

sábado, 11 de setembro de 2010

SABER E NÃO FAZER É IGUAL A NÃO SABER

.



Nenhuma ferramenta poderá ajudá-lo(a) a mudar a sua vida se você não a usar.

A maioria das pessoas lêm livros de auto-ajuda, começam a usar métodos que estes ensinam e ficam cheias de expectativas com a promessa de melhoria da sua qualidade de vida e da criação de felicidade que o que acabam de aprender lhes ensina.

Mas infelizmente, rapidamente saem desse caminho que lhes permitiria atingir os seus objectivos. Muitas vezes têm as ferramentas que precisam, mas estas ficam guardadas numa caixa que está coberta de teias de aranha.

Se você quer construir a sua vida de sonho, tem de abrir a sua caixa de ferramentas, tirar os martelos e chaves de fenda e começar a trabalhar.

É muito importante ter um plano de vida, para isso você tem que saber o que quer para si e reconhecer as oportunidades quando elas aparecerem.

Mãos à obra, você é capaz..decida-se e comece agora mesmo a construir uma vida cheia de coisas boas.

Hoje é o momento, não adie mais aquilo que deseja para a sua vida..
.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A MOTIVAÇÃO INTERIOR

.


A motivação é o segredo do entusiasmo. É o aditivo que faz da vontade uma força que não se deixa intimidar.

A falta de motivação é muitas vezes a causa de talentos que se perdem, diamantes que permanecem no fundo da terra, em estado bruto, privando o mundo do seu esplendor.

Uma pessoa motivada não abre espaço para pensamentos negativos, não se deixa desanimar pelo pessimismo, nem se deixa influenciar pelo que os outros pensam. Sabe que algo só é impossivel até que alguém o torne possível.

Situações adversas são encaradas como temporárias e estimulam a pessoa motivada a encontrar respostas aos desafios que surgem.

É a motivação que permite que alguém trabalhe horas a fio sem sentir cansaço; é o que leva uma pessoa a superar os seus limites como se estivesse sob o efeito de uma substância poderosa e irresistível, transformando o processo de conquistar um objectivo numa aventura maravilhosa.

A motivação é um estado interno que filtra os acontecimentos e faz com que tudo seja transformado em estímulo para seguir na direcção desejada.

Mantenha-se motivado e vá em frente, o caminho é seu!
.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

"APROVEITANDO AS ADVERSIDADES"

.


Os tempos de mudança, pelos quais estamos a atravessar, trazem-nos sempre grandes oportunidades.

Tudo depende de si, se decide focar-se no negativo, ou na mudança, no positivo.

Você é que escolhe!

Estas mudanças afectam-nos a todos, não importa em que país viva, uma vez que estamos todos interligados.

Que oportunidade podemos tirar desta experiência?

A nossa atitude perante a vida é o que influencia e em muitos casos determina, o desenlace daquilo que nos propomos alcançar, como tal, é importante decidir conscientemente qual é a atitude que queremos adoptar perante cada situação que se nos apresenta, especialmente se consideramos que a situação é negativa.

Se em lugar de resistirmos ao que está a acontecer, decidirmos aceitar, encarar e vencer mais um desafio que se nos apresenta na vida, agradecendo a oportunidade que nos é dada de triunfar, estaremos a avançar a passos largos em direcção ao êxito e à felicidade nas nossas vidas.

Parece simples, mas…como consegui-lo?


Sendo simples, necessitamos de considerar alguns detalhes.

Emoções

Perante qualquer situação adversa é comum sentirmo-nos chateados, impotentes, indefesos e outras emoções. É precisamente nas nossas emoções que necessitamos começar a trabalhar. Precisamos de ordená-las de forma que nos permitam pensar claramente sobre a situação e assim conseguir uma análise objectiva dos factos.

Factos

Permanecer centrado nos factos pode simplificar enormemente o processo de aproveitar as adversidades, concentrando-nos em:

“Que aconteceu realmente?”, “Qual foi a causa da situação?" "Qual foi a parte causada por mim, e que parte pelos outros?" "Quais são as opções?" "Como é que outras pessoas em situações semelhantes, resolveram a situação?" "Que posso fazer para melhorar a situação?”

A informação é a chave para tomar decisões acertadas e, se nos centrarmos nos factos estaremos em melhores condições para avaliar as situações que se nos deparam de forma clara e em muitos casos, até poderemos encontrar oportunidades onde antes só víamos adversidades.

Acção

Perante qualquer situação é importante agir, ficar paralisado ou fugir, normalmente contribui pouco para a solução.

Ao decidir agir, não importa se considera ser uma pequena acção, se a está a dirigir apropriadamente, essa atitude seguramente facilitará a saída.
Quando actuamos sentimos que temos pelo menos alguma influência sobre os factos que acontecem e isso motiva-nos a comprometermo-nos em encontrar uma solução.
Recorde que não precisa fazer algo grande para fazer a diferença, na vida são os pequenos detalhes que fazem as grandes diferenças.

Resultados

À medida que mudamos a nossa atitude seguindo os passos anteriores e avançamos, observamos que as adversidades que se apresentam na nossa vida convertem-se em estímulos que nos motivam para a excelência, permitindo-nos descobrir oportunidades para crescer.
A partir desse momento reconhecemos a grandeza que reside dentro de nós e que espera a oportunidade de se manifestar para tornar realidade a vida que desejamos e merecemos.

Aproveite as suas oportunidades!

.

domingo, 5 de setembro de 2010

DICAS PARA COMBATER O STRESS

.


Segundo estudos realizados recentemente, quatro em cada dez pessoas sentem falta de energía, três em cada dez estão stressadas e duas em cada dez estão deprimidas.

O que é o stress e como se produz?

O stress é uma resposta automática e natural do nosso organismo perante situações que nos resultam ameaçadoras ou desafiantes.

Ao contrario do que a maioria das pessoas considera, o stress não é consequência de circunstâncias externas a nós, mas sim um processo resultante de acontecimentos do meio ambiente juntamente com as nossas respostas físicas, emocionais e cognitivas.

Se o stress se intensifica e prolonga por muito tempo, a nossa saúde e rendimento quer seja académico, laboral, familiar ou pessoal serão afectados.

O impacto do stress pode representar-se mediante sintomas, tais como:

Hiperactividade, insónias, depressão, doenças psicossomáticas, digestivas, respiratórias, cardíacas, obesidade, hipertiroidismo, diabetes, transtornos de ansiedade, entre outras.

Dicas para diminuir o stress através de algumas actividades:

Divirta-se, realize actividades que o ajudem a relaxar e lhe dêem prazer.

Exteriorize os seus sentimentos, as emoções precisam de ser expressadas regularmente caso contrário, ficam reprimidas dando origem a uma” panela de pressão” emocional que um dia terá que explodir.

Procure dormir bem, poucas horas de sono não permitem que o corpo carregue as energias.

Aprenda a realizar exercícios de relaxamento.

Pratique exercício físico com regularidade é uma forma de reduzir tensões acumuladas e sentir-se melhor, aumentando a sua energia e melhorando a sua atitude perante a vida.

Procure desenvolver bons relacionamentos, é importante ter amizades em quem confiar e encontrar apoio.

Mude a sua atitude e percepção perante a vida.

Procure ter uma alimentação equilibrada e compatível.
.