quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O OPTIMISMO E A MOTIVAÇÃO SÃO A CHAVE PARA O SUCESSO!


O nível de optimismo é o melhor indicador para saber o quanto uma pessoa é feliz e saudável.


Martin Seligman da Universidade da Pensilvânia, realizou mais de 350.000 entrevistas a homens e mulheres, durante 20 anos, para averiguar o que as pessoas pensam a maior parte do tempo e descobriu uma relação directa entre o optimismo e as pessoas que têm êxito.

Quanto mais optimista e positiva for, mais energia e entusiasmo terá, inclusive o seu sistema imunológico será mais resistente.

E o que é que é preciso para pensar como um vencedor? O que é preciso para ter uma mentalidade mais optimista?


Assim como nos treinamos fisicamente, devemos treinar-nos mentalmente de maneira que possamos aprender a responder automaticamente de maneira positiva e construtiva a qualquer coisa que nos aconteça.

Brian Tracy sugere um programa de 7 pontos, que são nada mais que 7 atitudes que devemos cultivar para sermos mais positivos, confiantes e optimistas.

Este deverá ser o seu treino diário:

1- Oriente-se em direcção ao futuro.

Pense no futuro a maior parte do tempo, pense mais onde quer ir do que onde esteve, e no que está disposto a mudar.
Uma pessoa orientada para o futuro tem maior clareza de como quer que seja a sua vida daqui a cinco ou dez anos. Sabe o que quer e o que está a fazer para conseguir chegar aos seus objectivos. Percebe onde se vai dirigir e porque quer chegar lá. Não existe nada mais poderoso do que a clareza de ideias.

2-Pense nos seus objectivos.

Tenha uma visão em direcção ao futuro, a orientação ao objectivo será mais clara. Concretize a sua visão e converta-a em acções específicas e tangíveis que pode executar seguindo um plano a curto, ou médio prazo.

3-Comprometa-se com a excelência.

As pessoas com êxito costumam ser muito boas naquilo que fazem. A nossa vida muda quando somos excelentes naquilo que fazemos, aumenta a nossa auto estima e sentimo-nos muito bem.

A pergunta chave que temos que fazer é : Qual é concretamente a minha habilidade, que se a desenvolvo e a levo até à excelência, me ajudará a alcançar as minhas metas pessoais e profissionais?

4-Concentre-se nos resultados.

Nada é importante se no final não conseguimos alcançar os resultados que desejamos.
Para melhorar a sua produtividade e rendimento deve orientar-se em direcção aos resultados.
Para isso, pode ser-lhe útil se diariamente ou inclusive, a cada hora formula a si mesmo as seguintes perguntas:

- Quais são as minhas actividades de maior valor?

- Quais são as minhas áreas chave? Os resultados que absoluta e positivamente hei-de conseguir.

- Que é que eu posso fazer, que ao fazê-lo bem, marcará uma verdadeira diferença nesta actividade?

- Qual é a maior utilidade que o tempo tem para mim?

5-Concentre-se nas soluções

Pense a maior parte do tempo na solução do problema; pense no que pode fazer e como o pode resolver, em vez de se concentrar no que aconteceu e quem é o culpado. A vida é uma contínua sucessão de problemas, nunca terminam, são como as ondas do mar. Melhor que tentar evitá-los ou negá-los será treinar-se para ser um especialista na resolução dos seus problemas.

Cada vez que algo lhe corra mal, pergunte-se: Qual é a solução? Que posso fazer? Qual é o passo seguinte? Como limitar o estrago? Como posso evitar que se repita?. Isto ajuda-lo-á a focar-se sobre a solução e a encontrá-la.

6-Dedique-se a aprender a vida inteira.

A sua vida só melhora se você melhorar. O crescimento tem que ser contínuo. Você é o seu recurso mais valioso. Aprenda a praticar novas ideias, novas técnicas, métodos, estratégias, etc, com o objectivo de desenvolver uma capacidade mental mais além daquilo que normalmente fazemos.

7-Faça-o AGORA

Oriente-se para agir no seu trabalho e na sua vida pessoal. Supere as indecisões e comece imediatamente com as suas tarefas chave.
.


.

Sem comentários: