domingo, 27 de junho de 2010

E-s-t-i-q-u-e--s-e: A incomodidade ajuda-nos a crescer!



O que é que acontece com a incomodidade? Porque é tão importante actuar?

Porque o “cómodo” é onde se encontra agora. Se deseja passar a um nivel novo na sua vida deve atravessar a barreira da sua zona de comodidade e dispor-se a fazer coisas que talvez não sejam cómodas.

Suponhamos que actualmente está a levar uma vida de nivel 5 e que queria passar para o nivel 10.
Os niveis que vão do 5 para baixo estão dentro da sua zona de "comodidade", mas o que vão de 6 para cima, estão na zona de “incomodidade”.
Isto significa que, para levar uma vida de nivel 10 desde o nivel 5 terá que atravessar a sua zona de comodidade.
O facto de se sentir cómodo deixa-o mais seguro, mas não lhe permite crescer: para crescer como pessoa tem que expandir a sua zona de comodidade. A única forma de crescer é quando realmente sai da sua zona de comodidade.
A primeira vez que experimentou algo novo, “foi cómodo ou incómodo?” geralmente foi incómodo, mas “o que é que aconteceu depois? ” quanto mais o fazia mais cómodo resultava, verdade? É assim que funciona. Ao principio tudo é incómodo, mas se não desistir e continuar, finalmente cruzará a zona de incomodidade e conseguirá.
Terá então uma nova zona de comodidade que se expandirá, o qual significa que se transformou numa pessoa “maior”.
A única ocasião em que na realidade está a crescer, é quando se sente incómodo!
A partir de agora, quando se sentir assim, em vez de ir para a sua zona velha de comodidade felicite-se e diga: “Devo de estar a crescer” e continue em frente.
Se quer crescer e subir de nivel na sua vida, será melhor que se sinta mais cómodo com o facto de estar incómodo. Experimente conscientemente entrar na sua zona de incomodidade e fazer o que costuma evitar e o que o assusta.

Um equação que deve recordar para o resto da sua vida: ZC = ZR

Significa que “zona de comodidade” equivale à sua “ zona de riqueza”.
Expandindo a 1ª expandirá o tamanho da sua “riqueza pessoal”- quanto mais cómodo tenha que estar, menos riscos estará disposto a assumir, menos oportunidades aproveitará, menos pessoas conhecerá e menos estratégias novas experimentará. Quanto mais prioridades der à "comodidade" mais pequeno se torna devido ao medo.

Pelo contrário,quando está disposto a "e-s-t-i-c-a-r--s-e", expande a sua zona de oportunidade e isso permite-lhe atrair mais oportunidades e riqueza. Quando tem um "contentor" grande, o universo apressa-se a encher esse espaço.
Até hoje ninguém morreu de incomodidade, e no entanto, viver em nome do conforto, já matou muitas ideias, oportunidades, acções e crescimento.Se o seu objectivo na vida é estar cómodo, jamais será feliz.
A felicidade não provém de viver com pouco entusiasmo, questionando-se sempre o que poderia ter sido. A felicidade vem como consequência de nos encontrarmos no nosso estado natural de crescimento e viver de acordo com o nosso máximo potencial.
Experimente: da próxima vez que se sinta incómodo, inseguro ou assustado, em lugar de se encolher e ir para a sua zona de conforto, force o caminho para a frente. Sinta e experimente a sensação de incomodidade, reconhecendo que é únicamente uma sensação, e que não tem o poder de o deter. Se prosseguir obstinadamente apesar da incomodidade, alcançará finalmente o seu objectivo.
Se a sensação de incomodidade diminuir alguma vez ou não, não tem importância. De facto, quando diminuir, tome-a como um sinal para aumentar o seu objectivo.
Como agir:
Pense numa área da sua vida que gostaria de crescer. O que lhe faria aumentar essa área? O que seria um nivel 10?
Agora pense em algo que costuma evitar, pode ser alguma coisa que anda a pensar há muito tempo e que não se atreve a enfrentar por medo, insegurança ou pode ser algo que lhe seja dificil concretizar.
- De que forma fazer isso que evita o ajudaria a crescer e a expandir essa área? De que forma atravessar a zona de incomodidade o ajudaria a crescer?
Convido-o a que escolha uma coisa que evita fazer e que durante a próxima semana a ponha em prática, apesar do medo, apesar dos inconvenientes, apesar da incomodidade, apesar do humor.

A única ocasião em que realmente está a crescer é quando se sente incómodo!
.

Sem comentários: