segunda-feira, 7 de junho de 2010

VOCÊ PREOCUPA-SE DEMASIADO?





Muitas pessoas, na tentativa de prever e controlar as situações, têm a sua mente constantemente ocupada imaginando o pior cenário possível. Estão sempre a sofrer pelo que lhes pode acontecer, perigos, problemas, etc.

Para essas pessoas a preocupação constitui uma companhia permanente que as impede de viver a vida de uma forma relaxada. Sentem-se facilmente nervosas, muitas vezes chegando a ter dificuldades em conciliar o sono ou concentrar-se. A sua mente está permanentemente em alerta, dando voltas sobre os temas que as inquietam nesse momento.

A palavra preocupação significa precisamente ocupar-se de algo antes que aconteça, o que causa medo e inquietação.

Faz sentido angustiar-se pelo que ainda não aconteceu?

Se analisar bem, preocupar-se não é mais do que uma espécie de “ritual” negativo e muito prejudicial, que nós os humanos, fazemos antes de nos ocuparmos.

Em certos momentos, a pré-ocupação é tão forte que paralisa nas pessoas as capacidades que tinham de se ocuparem, ou seja de actuar.
Como as coisas seriam diferentes se libertássemos o PRE e fôssemos decidimos e convencidos de nos ocuparmos? Não acha que obteria resultados melhores e mais satisfatórios?

Deixe de fora e elimine completamente o PRE da ocupação. Não se preocupe com os resultados ou desenlaces que provavelmente nunca acontecerão.

Em contrapartida, OCUPE-SE e actue naquilo que quer, nos seus sonhos. Este é um dos segredos mágicos dos grandes triunfadores, que em vez de gastarem tempo e energias em pré-ocuparem-se, passam directamente a ocuparem-se…e funciona.

Afinal, tudo é uma questão de escolha e decisão. Como tudo na vida…

É preciso aprender a tratar as preocupações como elas são:

Ideias sobre o futuro, mas não o futuro em si.

Precisamente a capacidade de antecipar é o que provoca em muitas pessoas círculos viciosos de preocupação.
Talvez seja difícil evitar que apareçam preocupações, mas pode-se decidir conscientemente o que fazer com elas. Dessa forma, em vez de crescerem pode-se definir a maneira mais concreta e actuar em acções produtivas. Mediante esta diferença é possível adquirir maior controle sobre os próprios pensamentos.

Confiar na vida abre-nos possibilidades e alivia cargas.

Então a partir de agora o que fará?
Preocupar-se ou ocupar-se?
.

Sem comentários: