quarta-feira, 8 de setembro de 2010

"APROVEITANDO AS ADVERSIDADES"

.


Os tempos de mudança, pelos quais estamos a atravessar, trazem-nos sempre grandes oportunidades.

Tudo depende de si, se decide focar-se no negativo, ou na mudança, no positivo.

Você é que escolhe!

Estas mudanças afectam-nos a todos, não importa em que país viva, uma vez que estamos todos interligados.

Que oportunidade podemos tirar desta experiência?

A nossa atitude perante a vida é o que influencia e em muitos casos determina, o desenlace daquilo que nos propomos alcançar, como tal, é importante decidir conscientemente qual é a atitude que queremos adoptar perante cada situação que se nos apresenta, especialmente se consideramos que a situação é negativa.

Se em lugar de resistirmos ao que está a acontecer, decidirmos aceitar, encarar e vencer mais um desafio que se nos apresenta na vida, agradecendo a oportunidade que nos é dada de triunfar, estaremos a avançar a passos largos em direcção ao êxito e à felicidade nas nossas vidas.

Parece simples, mas…como consegui-lo?


Sendo simples, necessitamos de considerar alguns detalhes.

Emoções

Perante qualquer situação adversa é comum sentirmo-nos chateados, impotentes, indefesos e outras emoções. É precisamente nas nossas emoções que necessitamos começar a trabalhar. Precisamos de ordená-las de forma que nos permitam pensar claramente sobre a situação e assim conseguir uma análise objectiva dos factos.

Factos

Permanecer centrado nos factos pode simplificar enormemente o processo de aproveitar as adversidades, concentrando-nos em:

“Que aconteceu realmente?”, “Qual foi a causa da situação?" "Qual foi a parte causada por mim, e que parte pelos outros?" "Quais são as opções?" "Como é que outras pessoas em situações semelhantes, resolveram a situação?" "Que posso fazer para melhorar a situação?”

A informação é a chave para tomar decisões acertadas e, se nos centrarmos nos factos estaremos em melhores condições para avaliar as situações que se nos deparam de forma clara e em muitos casos, até poderemos encontrar oportunidades onde antes só víamos adversidades.

Acção

Perante qualquer situação é importante agir, ficar paralisado ou fugir, normalmente contribui pouco para a solução.

Ao decidir agir, não importa se considera ser uma pequena acção, se a está a dirigir apropriadamente, essa atitude seguramente facilitará a saída.
Quando actuamos sentimos que temos pelo menos alguma influência sobre os factos que acontecem e isso motiva-nos a comprometermo-nos em encontrar uma solução.
Recorde que não precisa fazer algo grande para fazer a diferença, na vida são os pequenos detalhes que fazem as grandes diferenças.

Resultados

À medida que mudamos a nossa atitude seguindo os passos anteriores e avançamos, observamos que as adversidades que se apresentam na nossa vida convertem-se em estímulos que nos motivam para a excelência, permitindo-nos descobrir oportunidades para crescer.
A partir desse momento reconhecemos a grandeza que reside dentro de nós e que espera a oportunidade de se manifestar para tornar realidade a vida que desejamos e merecemos.

Aproveite as suas oportunidades!

.

Sem comentários: