
Segundo estudos realizados recentemente, quatro em cada dez pessoas sentem falta de energía, três em cada dez estão stressadas e duas em cada dez estão deprimidas.
O que é o stress e como se produz?
O stress é uma resposta automática e natural do nosso organismo perante situações que nos resultam ameaçadoras ou desafiantes.
Ao contrario do que a maioria das pessoas considera, o stress não é consequência de circunstâncias externas a nós, mas sim um processo resultante de acontecimentos do meio ambiente juntamente com as nossas respostas físicas, emocionais e cognitivas.
Se o stress se intensifica e prolonga por muito tempo, a nossa saúde e rendimento quer seja académico, laboral, familiar ou pessoal serão afectados.
O impacto do stress pode representar-se mediante sintomas, tais como:
Hiperactividade, insónias, depressão, doenças psicossomáticas, digestivas, respiratórias, cardíacas, obesidade, hipertiroidismo, diabetes, transtornos de ansiedade, entre outras.
Dicas para diminuir o stress através de algumas actividades:
Divirta-se, realize actividades que o ajudem a relaxar e lhe dêem prazer.
Exteriorize os seus sentimentos, as emoções precisam de ser expressadas regularmente caso contrário, ficam reprimidas dando origem a uma” panela de pressão” emocional que um dia terá que explodir.
Procure dormir bem, poucas horas de sono não permitem que o corpo carregue as energias.
Aprenda a realizar exercícios de relaxamento.
Pratique exercício físico com regularidade é uma forma de reduzir tensões acumuladas e sentir-se melhor, aumentando a sua energia e melhorando a sua atitude perante a vida.
Procure desenvolver bons relacionamentos, é importante ter amizades em quem confiar e encontrar apoio.
Mude a sua atitude e percepção perante a vida.
Procure ter uma alimentação equilibrada e compatível.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário