domingo, 5 de setembro de 2010

DICAS PARA COMBATER O STRESS

.


Segundo estudos realizados recentemente, quatro em cada dez pessoas sentem falta de energía, três em cada dez estão stressadas e duas em cada dez estão deprimidas.

O que é o stress e como se produz?

O stress é uma resposta automática e natural do nosso organismo perante situações que nos resultam ameaçadoras ou desafiantes.

Ao contrario do que a maioria das pessoas considera, o stress não é consequência de circunstâncias externas a nós, mas sim um processo resultante de acontecimentos do meio ambiente juntamente com as nossas respostas físicas, emocionais e cognitivas.

Se o stress se intensifica e prolonga por muito tempo, a nossa saúde e rendimento quer seja académico, laboral, familiar ou pessoal serão afectados.

O impacto do stress pode representar-se mediante sintomas, tais como:

Hiperactividade, insónias, depressão, doenças psicossomáticas, digestivas, respiratórias, cardíacas, obesidade, hipertiroidismo, diabetes, transtornos de ansiedade, entre outras.

Dicas para diminuir o stress através de algumas actividades:

Divirta-se, realize actividades que o ajudem a relaxar e lhe dêem prazer.

Exteriorize os seus sentimentos, as emoções precisam de ser expressadas regularmente caso contrário, ficam reprimidas dando origem a uma” panela de pressão” emocional que um dia terá que explodir.

Procure dormir bem, poucas horas de sono não permitem que o corpo carregue as energias.

Aprenda a realizar exercícios de relaxamento.

Pratique exercício físico com regularidade é uma forma de reduzir tensões acumuladas e sentir-se melhor, aumentando a sua energia e melhorando a sua atitude perante a vida.

Procure desenvolver bons relacionamentos, é importante ter amizades em quem confiar e encontrar apoio.

Mude a sua atitude e percepção perante a vida.

Procure ter uma alimentação equilibrada e compatível.
.

Sem comentários: