
O ontem já passou, o amanhã é um mistério. E hoje? É uma" prenda", por isso é que dizemos presente.
Agarramo-nos ao passado e esperamos que chegue o amanhã, mas esquecemo-nos frequentemente do presente, que é o que estamos a viver.
Por muito que gostássemos, não podemos alterar o tempo, nem parar o relógio. Vivemos no presente, nem um momento mais, nem menos. O futuro vai-se aproximando e assim como tão depressa chega, também depressa desaparece, convertendo-se em passado muito rapidamente.
Um milésimo de segundo antes era “futuro”, um milésimo de segundo depois e já faz parte do “passado”. E nada daquilo que fazemos, pensamos ou sentimos poderá mudar esta realidade, nem o que está para acontecer ou que já aconteceu. NADA.
Acerca do passado só podemos recordá-lo e aprender, e do futuro só podemos fazer planos e prevenir para que seja o que queremos que seja, embora não exista nenhuma garantia .
É muito importante termos esta consciência para que nos possamos libertar de tanta carga emocional negativa que nos mantém presos em qualquer outro momento, menos aquele que estamos agora a viver.
O passado serve-nos para recordar sucessos e derrotas e usar estas lembranças como fonte de inspiração, como lições de vida, ou como advertências futuras.
O passado já passou e quer queiramos quer não, já não podemos regressar no tempo para desfazer o que está feito ou dito, e temos que viver as consequências que as nossas acções geraram (boas ou más). Podemos ter ficado com cicatrizes físicas e emocionais ou podemos ter aprendido grandes lições. O que passou, passou e nada podemos mudar.
O presente serve-nos para tomar decisões que afectarão o nosso futuro imediato ou a longo prazo. E como tomamos essas decisões?
Para tomarmos decisões de maneira consciente ou inconsciente a nossa mente procura nos nossos arquivos mentais de conhecimentos, experiencias, emoções, histórias, êxitos, fracassos, opiniões, etc, relacionados com a situação e automaticamente escolhe a melhor para esse momento.
A partir do momento em que tomamos uma decisão, já estamos a gerar influência sobre o nosso futuro.
O presente só dura um instante, o único instante em que estamos conectados com a energia da vida.
O futuro serve-nos como uma referência, daquilo que queremos e podemos chegar a ser.
Como ainda não existe, muitas coisas podem acontecer para que as coisas não resultem como queremos e nesse momento teremos que adaptar-nos e voltar a tomar decisões no nosso “novo” presente, para o “novo” futuro.
No futuro estão os nossos sonhos, ilusões e esperanças e também os nossos medos e preocupações. Todos procuramos algo melhor para a nossa vida, no entanto a maior parte das vezes não temos a clareza e a capacidade para vencer os nossos medos e decidir acertadamente e actuar com propósito para tomar o maior controle do futuro.
Muito se fala de “viver no presente”. Isso significa aceitar o passado e não ficar agarrado a ele.
Viver no presente significa estar “aqui e agora”.
Viver no presente é manter uma conexão com a energia universal.
Como é que nos podemos conectar com algo que já passou ou ainda não aconteceu? Impossível.
Só podemos sentir essa conexão com a vida neste momento.
Não podemos sentir-nos conectados com a vida se os nossos pensamentos e emoções ficaram estancados no que já passou. Também não poderemos sentir conexão com o que provavelmente acontecerá amanhã, na próxima semana, no próximo ano..
Desfrute o momento, viva intensamente e aceite cada momento.
Hoje e agora é o único tangível que temos, viva-o e desfrute-o pois não dura muto.
Não desperdice ESTE momento, pois não haverá outro igual e comece a fazer algo grandioso na sua vida.
A maior parte das pessoas têm tanta pressa de chegar a algum lado e nem se dão conta do momento presente que estão a viver.
Pensam que poderiam estar melhor, ou mais felizes noutro sitio, ou em circunstâncias diferentes e acabam por dizer coisas como, “tenho tanto que fazer e em que pensar que não tenho tempo de pensar no presente”
Viver no presente fará de si uma pessoa mais feliz, mais produtiva e em paz consigo mesma, com o seu passado e com o universo.
Sem comentários:
Enviar um comentário